quinta-feira, 12 de novembro de 2009

12- Existe alguma bactéria no Guinness book of world records?



SIM!

DEINOCOCCUS RADIODURANS

Um microorganismo que consegue sobreviver a altas radiações ultravioleta, ambientes extremamente frios e oxidativos, também muito ionizados, no vácuo (sem ar), a altas taxas de desidratação. Acreditamos ser este um dos extremófilos mais resistentes, já que fora exposto a altíssimas concentrações de sulfato de magnésio e ácido sulfúrico e ele também sobreviveu!

Por tudo isso DEINOCOCCUS RADIODURANS é conhecida como um poliextremófilo e foi listada no livro dos recordes como a bactéria mais resistente do mundo!!!

É uma bactéria conhecida há pouco tempo, foi descoberta em 1956 por A.W.Anderson, durante experimentos na estação agrícola de Oregon em Corvallis. Estava sendo feito um experimento para verificar se alimentos enlatados poderiam ser esterilizados usando altas doses de radiação gama. Uma lata de carne foi exposta a essa radiação e após um tempo a carne estragou, então foi-se procurar saber o porquê e dessa forma esse poliextremófilo foi isolado e conhecido.
Em 1999 a sequência de Dna completa do mesmo foi publicada por TIGR.
Mas apenas em 2001 anotações detalhadas e o projeto genômico apareceu e a cepa ATCC BAA-816 foi sequenciada.

Todo esse trabalho foi de grande importância já que esse extremófilo foi geneticamente modificado para uso em biorremediação para consumir e digerir solventes e metais pesados, mesmo em locais altamente radioativos.
Em 2003 cientistas demonstraram que esse poliextremófilo poderia ser usado como um meio de armazenar informações que necessitem sobreviver a catástrofes nucleares. Eles traduziram a música it´s small world em uma séria de segmentos de dna do DEINOCOCCUS, 150 pares de bases de comprimento, inserindo-os na bactéria, e foram capazes de recuperá-los sem erros em 100 gerações desses extremófilos mais tarde.

Fonte:

http://en.wikipedia.org/wiki/Deinococcus_radiodurans

Nenhum comentário:

Postar um comentário