
THIOBACILLUS CONCRETIVORUS SIM!!
Os "bastonetes de enxofre" comem qualquer tipo de concreto não revestido. Com o advento da eliminação de metais pesados de nossos esgotos ou tratamentos de efluentes, criamos um hábitat perfeito para o crescimento de bactérias corrosivas. Uma delas é o extremófilo THIOBACILLUS CONCRETIVORUS que tem dado dor de cabeça a muitos engenheiros, já que a mesma ataca o concreto das construções, e fazem um belo estrago.
Se estudarmos um pouco mais a fundo essa bactéria vamos descobrir que o Gênero THIOBACILLUS também é conhecido palo nome de Acidithiobacillus. Ou seja, também é uma bactéria que tem afinidade por meios ácidos, com algumas exceções que preferem meios neutros. É termofílica também, gosta de altas temperaturas, acima de 50°C.
Tem uma ótima dispersão pelo meio, já que pode ser carregada pelo ar.
Atualmente não existe um estudo sobre a constituição genômica desse microorganismo, mesmo sendo de grandde importância econômica, já que é o tipo mais comum de bactéria em pilhas de resíduos de minas. Por ser acidofílico ele aumenta a taxa de oxidação da pirita dos rejeitos de minas e jazidas de carvão. Oxidando também ferro e compostos de enxofre inorgânico.
Esse processo de oxidação pode ser prejudicial já que produz ácido sulfúrico, um importante poluente. Porém, pode ser benéfico na recuperação de materiais como cobre e urânio.
