terça-feira, 15 de setembro de 2009

9- À procura de vida fora da Terra



A caminho do Espaço


Estudo brasileiro testará microorganismos para serem enviados a outros planetas

Pouquíssima gente sabe - e nem imagina -, mas na Terra há seres capazes de viver em condições praticamente impossíveis. São micróbios como o Pyrolobus fumarii, que vive em fendas termais dos oceanos, sob temperaturas que ultrapassam os 130 graus. Segundo o coordenador do projeto, o astrônomo Eduardo Janot Pacheco, do Instituto Astronômico e Geofísico da Universidade de São Paulo (USP), esses seres não apenas conseguem viver nessas condições, como gostam de viver assim. Por sobreviverem e se sentirem bem nessas condições extremas, esses micróbios são chamados de extremófilos.

Esses incríveis habitantes da Terra serão preparados por cientistas brasileiros para ser enviados ao Espaço, num experimento que pretende identificar planetas onde seria possível encontrar vida. Se os extremófilos da Terra conseguirem sob reviver em algum outro planeta, isso representará uma descoberta histórica e um forte indício de que não estamos sós no Universo. Para testar os extremófilos antes de eles serem enviados ao Espaço, o Brasil construirá um laboratório que simulará condições extremas, supostamente encontradas em planetas fora do Sistema Solar, conhecido como exoplanetas.

O projeto prevê a construção de uma câmara de simulação de ambientes extremos, na qual será analisada a vulnerabilidade de alguns microorganismos da Terra a coisas como radiação, temperaturas altíssimas (acima dos 100 graus) e ausência quase total de água. A câmara a ser utilizada no experimento ficará em Valinhos, interior de São Paulo, onde a USP mantém um observatório, e será construída com verbas de um dos novos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia, criados pelo Governo Federal, com orçamento previsto de R$ 7 milhões a ser gastos em 3 anos. E o micróbio Pyrolobus fumarii é um dos fortes candidatos a ser o primeiro astronauta da Terra enviado a um planeta fora do Sistema Solar.

Disponível em: http://planetainteligente.blog.terra.com.br/2009/08/20/a-caminho-do-espaco/

Acessado em: 15 de setembro de 2009